"Quando eu era criança, eu tinha uma boneca ...." que mulher nunca começou a contar uma estória de infância com essa frase? As bonecas, geralmente, são as companheiras de toda menina, mas o tempo passa e quando nos damos conta, elas se foram. Você tem saudades das suas? Então te convido a passear pela história das bonecas que marcaram época no Brasil e no mundo. Puxe uma cadeira, pegue uma xícara e venha tomar um chá, acompanhada das bonecas que marcaram a minha, a sua, a nossa infância. Venha para o meu chá de bonecas! Seja muito bem vindo (a)! Beijinhos, Gigi.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Boneca Susi, Estrela, 1966


A mais bela das belas, Susi, a primeira fashion doll da Estrela foi lançada em 1966, sob licença da empresa americana Ideal Toys Corporations, inspirada na boneca Tammy. Muito sempre se comentou sobre a Susi ser uma boneca autenticamente brasileira, mas a verdade é que, assim como a Barbie, ela tem suas raízes na terra do “Tio Sam”. Nessa época a Estrela trazia muitas ideias de empresas estrangeiras, adquirindo licença para fabricação de suas bonecas no Brasil. 

(Capa do catálogo Brinquedos Estrela, 1966/67)
Uma das empresas com quem essa parceria foi de muito sucesso, foi exatamente, a Ideal Toys, de onde a Estrela trouxe o conceito de algumas de suas bonecas mais famosas, como a Amiguinha, Beijoca, Gui Gui e a própria Susi. 
                               Boneca Tammy, Ideal Toys

A Tammy, a versão original da boneca, foi lançada nos Estados Unidos em 1962, pela Ideal Toys para competir diretamente com a Barbie, a fashion doll da Mattel, lançada em 1959. Infelizmente ao contrario de sua versão brasileira, a Tammy teve um curto período de fabricação, de 1962 a 1965, enquanto que a Susi, foi fabricada de 1966 a 1985, sendo relançada em 1997 ficando por mais seis anos no mercado, até 2013, onde teve sua produção mais uma vez interrompida. A Ideal Toys também cedeu a licença de fabricação da boneca, para a empresa Inglesa, Pedigree, em 1963, que a lançou com o nome de Sindy e assim como a Susi, fez muito sucesso por vários anos, tendo sua versão mais recente lançada agora no fim de 2014, pela Tonner Doll Company, versão essa que lembra bastante a versão original.
Comparação das três bonecas, a original da Ideal, Tammy, e suas “irmãs” a inglesa Sindy da Pedigree, e a brasileira Susi da Estrela. 
(Fotos encontradas na internet, usadas apenas como refêrencia)

A proposta que acompanhava a boneca, quando ela foi lançada era algo como “a boneca que você vai gostar de vestir”, o mesmo slogan também usado pela Pedigree, com a boneca Sindy. Era a primeira vez que as brasileiras se deparavam com esse conceito, e o sucesso foi imediato. Susi vinha com um guarda-roupa completo, com vários modelos de roupas, sapatos e acessórios.

A primeira versão possuía cabeça e braços de vi-vinil , corpo e pernas de Plastiflex, era articulada, tinha olhos pintados e cabelos enraizados e penteáveis.


A boneca era linda, trazia um conceito totalmente novo ao mercado brasileiro e não é a toa que foi o tremendo sucesso que foi. Ainda hoje continua sendo uma das bonecas mais desejadas no mundo dos colecionadores. Eu, particularmente, sou completamente apaixonada por ela. 

Um comentário:

Deixe um comentário. Sua opinião é muito importante!